No mundo onde Axella vive, a existência dos piratas é tão antiga quanto a terra e o mar. Os ataques dirigidos aos navios comerciais ou aos portos são os únicos acontecimentos que perturbam a vida tranquila do continente Iungetellus.
Axella teve contato com os piratas somente através dos rumores ou durante as suas tentativas de roubar Portus Avorum, a cidade onde ela vive.
Até o momento quando, durante um tal ataque, o irmão de Axella, Maximinus, consegue o que poucos conseguiram: encarar o pirata mais famoso da história – o temido Calogerus – e obrigá-lo a se retirar.
Logo depois disso, a gente de Calogerus sequestra a mãe do Maximinus e da Axella, pedindo um resgate quase impossível de obter – a Esmeralda da Rainha, um tesouro escondido no coração de um reino de Bazanthos, o continente a leste de Iungetellus.
Antes do seu tempo acabar, Axella e Maximinus devem se aventurar de um continente para outro para roubar uma das posses mais preciosas do reino Eratrix.
Amigos leais os apoiarão, inimigos inesperados os sabotarão, e a sua missão trará à luz verdades que cambiarão as suas vidas e o mundo que conhecem para sempre.